Foi aprovado pela Anvisa, na segunda-feira dia 02 de janeiro, um novo medicamento que promete revolucionar o tratamento da obesidade no Brasil. O estudo sobre o Wegovy, ou Semaglutida, apresenta dose semanal que garante índice acima de 15% do peso corporal nos pacientes avaliados num estudo com 1.961 adultos obesos, dividido em 3 fases. O médico endocrinologista e presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes/Regional-PR, Dr. André Vianna, explica o que é o medicamento e sua relevância para o tratamento da doença
Sendo liberado pela Anvisa, o medicamento passará a ser indicado para pacientes que não obtiverem sucesso no tratamento da obesidade com dieta ou exercícios físicos. A nova droga é fabricada pelo laboratório farmacêutico Novo Nordisk. Dr André Vianna alerta também que o uso é exclusivo para pacientes com indicação médica.
No verão, em especial, a busca por medicamentos que resultam em emagrecimento rápido aumenta, especialmente entre as mulheres. Atualmente, a maior parte das opções disponíveis em farmácias exigem prescrição médica, mas outros medicamentos têm venda livre. O processo para perda de peso deve ser feito de uma maneira estruturada. O médico endocrinologista reforça que a obesidade é um problema crônico, que não tem cura, mas tem controle e deve ser feito com responsabilidade.
A medicina está sempre em busca de novas fórmulas para auxiliar no tratamento da obesidade. Mas vale lembrar, a orientação profissional é indispensável. Não se automedique, e tenha em mente que o emagrecimento é um processo que exige tempo e dedicação.
Por Flávia Consoli – AERP