Ontem à noite, na reunião do Codefoz – Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Foz do Iguaçu, que contou com a presença do Almirante Anatalício Risden Junior, diretor-geral brasileiro da Itaipu, foram apresentados e discutidos detalhes de projetos importantes para a cidade: o Mercado Público e a Beira Rio.
O prefeito Chico Brasileiro também estava na reunião e, hoje cedo, falou com a equipe da Rádio Cultura.
Sobre o mercado, o prefeito disse que ainda não está certo que o mercado será repassado para município. “Agora a prefeitura vai trabalhar em parceria com a Itaipu para encontrar o melhor modelo de gestão e isso envolve questões legais. Queremos abrir o mercado para o conhecimento da estrutura e como vai servir o turista e o Iguaçuense.
O prefeito disse ainda, que a Itaipu abriu essa possibilidade e a ideia é aproveitar toda diversidade cultural e gastronômica que Foz do Iguaçu oferece. Por meio de licitação, deverá ser feita a concessão para uma empresa administrar o mercado, que contará com 72 empreendimentos, além de toda estrutura física.
Beira Foz – Beira Rio
Esse projeto, segundo o prefeito, contempla pontos importantes da Beira Foz. O que foi apresentado foi extraordinário, disse Chico. Um ponto importante é a ligação do Jardim Jupira com a Vila Portes, passando pela BR 277.
O projeto arquitetônico, elaborado pelo PTI, com a participação da Secretaria de Planejamento do município, foi entregue ontem à noite para o prefeito. Chico disse que a Itaipu já aportou recursos para os projetos executivos. “Com isso pronto e hora de começar a construção da tão sonhada Beira Foz. Faz anos que se fala nisso e a Itaipu está dando esse presente”, disse o prefeito.