O estado de saúde das árvores, na avenida Pedro Basso, foi o tema do bate-papo de hoje, no Contraponto, na Rádio Cultura. O assunto voltou a ser discutido com a participação da bióloga e professora, Luciana Vieira e do urbanista e professor de arquitetura e urbanismo, Alexandre Balthazar. Segundo Luciana, é preciso estudar cada caso. “Não é só pela aparência. A parte interna de cada espécie, a distribuição dos galhos. Algumas têm raízes bem superficiais e outras, mesmo que estejam antigas, mas com raízes profundas, não vão causar problema. Tudo precisa ser avaliado”, disse a professora.
Para o urbanista Alexandre Balthazar , a avenida Pedro Basso não uma rua de uma espécie só.
É uma rua muito bonita, com um valor sentimental muito grande. “É uma avenida, que é um exemplo de arborização e para qualquer decisão é necessário antes pensar nos critérios. Se existe risco de cair, precisa ser trocada, mas tudo com base em estudos”, destacou.
Outra questão destacada pelos convidados foi a falta de planejamento de arborização. Segundo eles, hoje é comum pedir para retirar as árvores enquanto o plantio não segue o mesmo ritmo.
Mesmo com um parecer da Secretaria do Meio Ambiente, os professores disseram que é necessário um estudo aprofundado sobre o tema. “As universidades podem contribuir para encontrar a melhor solução”.
Acompanhe a entrevista na íntegra.