Com o aumento da movimentação de turistas de final de ano e a preocupação com a segurança dos compristas, comerciantes de Cidade do Leste, no Paraguai, estão pedindo maior presença policial no centro da cidade.
A presidente do Conselho de Desenvolvimento de Cidade do Leste (Codeleste), Linda Taigen, disse que tem recebido muitas reclamações e pede a colaboração de todos os setores instrucionais para resolver o problema.
As queixas sobre a falta de segurança aumentaram nas últimas semanas. Para Linda, a situação é inadmissível para uma cidade que pretende se projetar como polo turístico. “Devemos fazer frente a essa situação, principalmente no fim de ano, quando pretendemos receber a maior quantidade de turistas possível, para que possamos recuperar um pouco da economia e dar um fim de ano mais produtivo às pessoas que dependem do movimento do centro”, disse.
A presidente do Codeleste, disse ainda, que é preciso transmitir mais segurança ao turista, através de maior presença policial nas ruas, além dos funcionários do Departamento de Defesa do Consumidor. Ela sugere também, a instalação de linhas de telefone para facilitar as denúncias.
“A Polícia Nacional e o Ministério Público devem atuar em conjunto, não apenas para evitar os crimes, mas também dar seguimento, como forma de amenizar esta situação que nos preocupa e afeta a todos”, disse.
Estima-se que atualmente cerca de 500 pessoas trabalhem oferecendo o serviços de guia de turismo pelas ruas de Cidade do Leste, abordando os turistas que entram na cidade vindo do Brasil. Entre eles, muitos criminosos interessados em praticar golpes, indicanto lojas com produtos falsificados ou para serem assaltados.
Linda Taigen informou que o Conselho trabalha em um plano de estratégia para o turismo, para melhorar a imagem da cidade e do país.