O almirante Anatalicio Risden Junior, diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, participou hoje do Programa Contraponto, na Rádio Cultura.
Durante o bate-papo foram vários os assuntos abordados com o diretor.
Sobre as obras e projetos da binacional na cidade e nos municípios lindeiros, o diretor disse que, “passados quatro anos podemos dizer que nós cumprimos com a promessa de cuidar dessa região de extrema importância.
Obras como a segunda ponte – ligando o Brasil ao Paraguai, BR 277, aeroporto e tantos outros projetos, saíram do papel e sem aumentar o custo. O que houve foi a racionalização dentro da empresa. Essa foi a pedra de toque”, destacou.
Sobre a dívida, em março de 2023 estará totalmente quitada e não há mudança alguma. Tem uma lei que diz o que Itaipu tem de cumprir, disse ele. Quanto ao nome de quem irá assumir a direção da usina a partir do ano que vem o diretor disse que, a partir do momento que definir o Ministro das Minas Energia, deve ser divulgado o nome do novo diretor geral brasileiro. Quem chegar na Itaipu será uma pessoa de muita sorte. Divida quitada, o valor da tarifa está muito próximo de um acordo final com o Paraguai e toda essa parte de obras organizada e pronta para dar prosseguimento”,destacou.
Risden disse que se sente realizado com o trabalho na Itaipu. Primeiro como diretor financeiro e depois na direção geral e gostaria que ficasse registrado que Foz tem de se tornar o primeiro destino turístico. Tem potencial para isso. Basta que a sociedade participe mais.
“O natal desse ano é um exemplo. Com o novo formato conseguimos envolver mais as entidades, os parceiros e isso faz com que as pessoas se sintam inseridas no projeto”, disse ele.
Aqui vc pode acompanhar a entrevista na íntegra: