O Contraponto de hoje, na Rádio Cultura, contou com a participação do Capitão de Fragata, Edésio Raimundo de Assis Junior, da Capitania Fluvial do Rio Paraná.
Além dos 82 anos da capitania, o comandante falou sobre o trabalho que é desenvolvido aqui na fronteira, principalmente com a documentação das embarcações, a questão das operações em conjunto com as demais forças de segurança para evitar contrabando, por exemplo.
Segundo o comandante, o que é muito parecido em relação às demais capitanias é a carteira de habilitação e a realização de cursos para preparar novos condutores.
“Com a chegada do verão aumenta bastante o movimento nos rios e no lago. Por isso, é muito importante fazer um alerta sobre a vistoria e os equipamentos das embarcações e das pessoas que utilizam lanchas e jet-skis. Vamos pensar na segurança como uma corrente. Cuidem da segurança com a navegação”, destacou.
Veraldo Barbiero, um dos sócios da rádio, e que há mais de 40 anos trabalha com navegação, também participou da conversa e fez questão de destacar as questões de segurança. “Depois de anos e anos de vivência, quero destacar a construção da segunda ponte. Uma obra daquele porte e não aconteceu nenhum acidente”, disse ele