A Secretaria Municipal da Fazenda começou a entrega, por meio dos Correios, das cartas constando o boleto com valor do tributo municipal em atraso. O aviso será enviado aos contribuintes constando o débito do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) e a taxa de lixo do ano de 2022.
Ao todo, estão sendo enviados 50.556 boletos com o valor em atraso, dívidas vencidas até dia 16 de outubro. Em valor, as dívidas acumuladas do IPTU residencial e taxa de lixo somam mais de R$ 40 milhões. “A entrega desses boletos é uma alternativa para redução da inadimplência e oportuniza ao morador a facilidade de quitar a dívida do IPTU antes da aplicação dos 7% de correção monetária, feito anualmente”, explica a secretária da Fazenda Salete Horst.
A inadimplência traz algumas consequências ao cidadão, como a inscrição do imóvel em dívida ativa, execução fiscal, protesto e encargos na forma da lei. Na carta-boleto consta o valor para pagamento em cota única com juros e taxas do período em atraso. A entrega será feita pelos Correios, com previsão de início na segunda quinzena de novembro. A correspondência será endereçada ao responsável do imóvel, conforme o cadastro do contribuinte.
A Secretaria reforça que o morador tem a opção de pagar por meio da própria correspondência, que é enviada na forma de boleto. “O contribuinte que tiver alguma dúvida sobre a veracidade da cobrança pode entrar em contato com a Secretaria da Fazenda, pelo telefone (45) 2105-1632 ou WhatsApps (45) 98402-3239, 99997-4321 e 99997-4847”, afirma o diretor de Arrecadação de Tributos, Célio Lazarini.
PMFI