O convênio da A OAB Foz do Iguaçu, para cooperação técnica e desenvolvimento de ações em parceria com a Câmara Municipal, assinado em agosto, já tem os primeiros resultados. Além do intercâmbio de conhecimento, o projeto também prevê fornecimento de materiais informativos e possibilidade de desenvolvimento de cursos. A ideia é que também auxilie a população carente no que se refere ao acesso de informações.
Segundo a presidente em exercício da OAB, Vanessa Picouto, em um mês já foram feitos 11 atendimentos nas áreas da previdência, direito do consumidor, direito de família e violência doméstica; quatro reuniões e um evento no centro de convivência do idoso.
Para ter acesso ao programa é preciso fazer o agendamento na Câmara de Vereadores, onde uma pessoa vai encaminhar para o profissional da OAB, depois que preencher um questionário para confirmar os dados e as necessidades da pessoa.
Os Cras – Centros de Referência de Atendimento Social, também tem acesso aos dados e podem auxiliar no encaminhamento.
“Não é concorrência coma Defensoria Pública e nem queremos tirar o trabalho de colegas advogados. Queremos que a população tenha acesso às informações e saiba o lugar correto onde procurar ajuda, sem ficar andando de lado para outro e perdendo tempo”, disse a Coordenadora do Núcleo de Cidadania”, Melania Milane.