A principal área técnica do Tribunal de Contas da União (TCU) emitiu um documento que sugere diversas mudanças na proposta de pedágio apresentada pelo Governo do Estado e Governo Federal ao Paraná.
O documento propõe novas audiências públicas, criação de conselhos de usuário em cada lote da licitação conforme proposto pela Frente Parlamentar sobre o Pedágio no Paraná, criada na Assembleia Legislativa do Paraná para acompanhar todo o processo.
Uma cópia do documento também foi enviada para o Ministério da Infraestrutura e Logística.
De acordo com o deputado coordenador da Frente Parlamentar, Arilson Chiorato (PT) o modelo de pedágio será rediscutido. Espera-se que o modelo imposto seja parecido com o feito em Santa Catarina e que o pedágio paranaense se torne um pedágio de manutenção. O deputado inclui que a decisão sobre o pedágio será realizada com o povo e que o contrato não será feito de modo unilateral.
O ex-governador Roberto Requião em entrevista ao Contraponto na manhã de hoje, 31, disse que o presidente eleito Lula tem um compromisso com o Paraná de fazer um pedágio de manutenção.