A Ponte Internacional da Integração passará por um rigoroso teste de carga para avaliação da estrutura. A verificação deve acontecer no final de novembro, sendo considerado de vital importância para determinar o bom funcionamento do projeto.
A segunda ponte entre o Brasil e o Paraguai, entre as cidades de Foz do Iguaçu e Presidente Franco, chegou nesta semana aos 95,5% de conclusão da obra. A construção financiada pela Itaipu, tem um custo de 84 milhões de dólares.
O assessor da Diretoria de Coordenação do lado paraguaio de Itaipu Binacional, engenheiro Pánfilo Benítez, informou que a ideia predominante entre os membros da equipe técnica encarregada de supervisionar a obra é realizar o teste de carga dinâmica e não o do tipo estático.
“Esse procedimento leva tempo. Primeiro você tem que fazer todo o asfaltamento, instalar as grades, protetores, sistema de iluminação, entre outros detalhes e depois fazer o teste de carga”, disse Benítez.
De acordo com o protocolo de engenharia civil, a empresa resposável deve realizar o teste após a conclusão da construção, como etapa anterior ao recebimento da obra.