O processo para o credenciamento de hospitais privados já começou e a prefeitura de Foz do Iguaçu pretende realizar 3.530 cirurgias eletivas de média complexidade, nas especialidades de proctologia, urologia e ortopedia.
De acordo com a Secretária Municipal de Saúde, Jaqueline Tontini, das 5 mil pessoas que estão na fila da ortopedia, 2.400 devem fazer os procedimentos agora. Na urologia são 1.800 aguardando e 900 devem sair dessa lista. Para os procedimentos de Proctologia são 216 pacientes e todos serão atendidos pois não tem essa especialidade no Hospital Municipal.
A proposta passou pela aprovação do Conselho Municipal de Saúde – Comus, no começo do mês e a contração será por meio de licitação. Sobre os hospitais que devem participar dessa proposta, a Secretária disse que, além de Foz, hospitais de São Miguel do Iguaçu, Medianeira e Missal tem estrutura para atender as necessidades do projeto e estão instalados num raio de 80Km de Foz do Iguaçu.
Essa distância é para facilitar o descolamento dos pacientes que vão precisar de consultas pré e pós-operatórias , suporte para Unidades de Terapia Intensiva, medicamentos , órteses, próteses e materiais especiais. O investimento é de quase R$ 9 milhões e todos os procedimentos serão integralmente custeados pelo município.