A primeira quinzena de outubro teve chuva abaixo da média em grande parte do Centro-Sul do Brasil, mas não em todas as áreas. Pontos do Mato Grosso, do Sul de Minas Gerais, o estado de Santa Catarina e o Oeste do Paraná tiveram chuva acima da média. Nos territórios catarinense e paranaense, a chuva ficou muito acima da média de outubro nos primeiros 15 dias do mês por conta de um episódio de precipitação extrema com enchentes na última semana.
O cenário não muda muito nesta segunda metade do mês, seja na chuva ou na temperatura. No caso da precipitação, a tendência é de mais uma metade de mês com chuva acima da média no Norte gaúcho, Santa Catarina e o Paraná assim como área mais ao Sul de São Paulo e pontos do Mato Grosso do Sul.
Já quanto à temperatura, a previsão não é de uma segunda metade de outubro tão fria como foram os primeiros 15 dias do mês. Mesmo assim, a maior parte do Sul do Brasil vai registrar a persistência de temperatura predominantemente abaixo da média. No Centro do Brasil, Goiás e Minas Gerais seguem com temperatura acima da média.
Sob este cenário, o risco de temporais nesta segunda metade do mês será baixo na maior parte do Rio Grande do Sul pelo predomínio de temperatura abaixo da média. Repetindo o que se viu na primeira quinzena, áreas entre o Norte gaúcho e o Paraná têm um maior risco de tempo severo no período, mas em pontos isolados. O mesmo se antecipa para o Sudeste e o Centro-Oeste com ocorrências localizadas.
Metsul