Na sexta-feira (14), o prefeito Chico Brasileiro recebeu em seu gabinete o cônsul geral do Brasil em Cidade do Leste, no Paraguai, Pedro da Cunha Menezes. A visita de cortesia teve como principal objetivo debater projetos estratégicos que resultem em soluções para os brasileiros que residem no país vizinho.
Também participou da reunião o diretor de Assuntos Internacionais de Foz do Iguaçu, Jihad Abu Ali, e o diretor de Informações Institucionais, Marcelo Penayo.
Pedro Menezes considerou que o encontro com o prefeito Chico Brasileiro foi importante para alinhar as demandas e colocar o consulado do Brasil à disposição do município. “As relações fronteiriças são densas, há muito transito entre paraguaios e brasileiros, pela Ponte da Amizade, em busca de serviços na área da saúde, Corpo de Bombeiros, entre outros, além de problemas de ordem jurídica, para os quais precisamos unir consulado e prefeitura para buscar soluções que ofereçam melhor atendimento aos brasileiros que residem no país vizinho”.
Ainda de acordo com o cônsul, o ponto principal da conversa, além do setor da saúde, foi a área trabalhista. “Existem alguns problemas que precisamos resolver, como, por exemplo, filhos de brasileiros que moram no Paraguai e ainda não conseguem trabalhar no Brasil de maneira regularizada. Vamos trabalhar em propostas que busquem resolver este ponto também”, afirmou.
O prefeito avaliou a reunião como positiva, uma vez que foi possível tratar assuntos em diversas áreas. “Essa é uma preocupação do nosso governo. Precisamos aprofundar as relações entre as cidades fronteiriças. Estamos falando de mais de 1 milhão de pessoas que vivem entre os dois países. Junto ao consulado, vamos buscar um olhar especial para a região e desenvolver propostas que resolvam os problemas da melhor forma possível”.
PMFI