A chuva das últimas semana que elevaram o nivel do Rio Iguaçu, resultando no aumento na vazão do Rio Paraná, deixou mais de 100 famílias desabrigadas da zona baixa do bairro San Rafael, na região da Ponte da Amizade, em Cidade do Leste, no Paraguai.
Os desabrigados estão sendo atendidos por equipes do lado paraguaio de Itaipu Binacional, por meio Assessoria de Responsabilidade Social. A primeira medida de contingência consistiu na disponibilização de mais de 20 viaturas para o transporte de pessoas para uma uma região segura. Em seguida, foram entregues barracas, madeira, colchões e outros itens, além de alimentação e assistência médica.
O objetivo é que os atingidos possam suprir suas necessidades básicas enquanto aguardam a normalização do nível do Rio Paraná nos próximos dias.
Além da assistência social, a Itaipu, por meio da Superintendência de Operações, informou que a Usina não pretende abrir o as comportas do vertedeouro, pois vem acumulando a água que vem de seu reservatório, diminuindo assim o efeito do alagamento do Rio Iguaçu.
Os registros hidrológicos indicam que com as chuvas, a vazão do Iguaçu aumentou seis vezes, passando de 2.500 mil metros cúbicos pode segundo (m3/s) para de 15.000 m3/s em menos de 48 horas.