Extensão da pista do Aeroporto de Foz do Iguaçu ainda não passou por aferição da FAB

Avião de inspeção de voo da Força Aérea Brasileira (FAB).

Inaugurada em abril de 2021, a extensão da pista do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu, nunca foi utilizada por falta da aferição que deve ser realizada pela Força Aérea Brasileira (FAB).

A nova pista, com 2,8 metros de extensão, foi projetada para receber aviões maiores, com capacidade de viagem de um continente a outro. O custo da obra foi de R$ 54 milhões, com investimentos da Itaipu Binacional.

Com a pista pronta e equipamentos de aproximação instalados, é preciso ser feita a regulagem, realizada exclusivamente pela FAB, através do Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV). Enquanto essa aferição não é feita a pista não pode ser utilizada.

O secretário de Turismo de Foz do Iguaçu, Paulo Angeli, disse que a falta de operação da nova pista causa prejuízos, que estão estão em discussão entre a empresa CCR, administradora do terminal e a Infraero.

“A CCR quando assumiu o aeroporto deveria ter pego com a pista operando, esse é o comentário. Isso tem um custo e não é um custo baixo. Então a CCR acredita que esse custo é de responsabilidade da Infraero e a Infraero acredita que esse custo é reponsabilidade da CCR. E eu vejo que Foz do Iguaçu perde e temos que torcer para que eles entrem em um acordo rapidamente”, disse Angeli.

Em nota a CCR Aeroportos informa que “o prolongamento da pista do Aeroporto foi realizado e que aguarda a conclusão da implantação de sinalização horizontal e equipamentos de auxílio à navegação aérea pela Infraero, requisito para sua homologação junto aos órgãos competentes e início de sua operação.”

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