Inaugurada em abril de 2021, a extensão da pista do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu, nunca foi utilizada por falta da aferição que deve ser realizada pela Força Aérea Brasileira (FAB).
A nova pista, com 2,8 metros de extensão, foi projetada para receber aviões maiores, com capacidade de viagem de um continente a outro. O custo da obra foi de R$ 54 milhões, com investimentos da Itaipu Binacional.
Com a pista pronta e equipamentos de aproximação instalados, é preciso ser feita a regulagem, realizada exclusivamente pela FAB, através do Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV). Enquanto essa aferição não é feita a pista não pode ser utilizada.
O secretário de Turismo de Foz do Iguaçu, Paulo Angeli, disse que a falta de operação da nova pista causa prejuízos, que estão estão em discussão entre a empresa CCR, administradora do terminal e a Infraero.
“A CCR quando assumiu o aeroporto deveria ter pego com a pista operando, esse é o comentário. Isso tem um custo e não é um custo baixo. Então a CCR acredita que esse custo é de responsabilidade da Infraero e a Infraero acredita que esse custo é reponsabilidade da CCR. E eu vejo que Foz do Iguaçu perde e temos que torcer para que eles entrem em um acordo rapidamente”, disse Angeli.
Em nota a CCR Aeroportos informa que “o prolongamento da pista do Aeroporto foi realizado e que aguarda a conclusão da implantação de sinalização horizontal e equipamentos de auxílio à navegação aérea pela Infraero, requisito para sua homologação junto aos órgãos competentes e início de sua operação.”