A Secretaria de Segurança Público Paraná (Sesp), determinou nesta terça-feira (27), a proibição da venda e consumo de bebidas alcoólicas em locais públicos entre 8h e 18h de domingo (2), durante o primeiro turno das eleições gerais.
O secretário da Sesp, Wagner Mesquita, disse que a medida é preventiva, com objetivo de manter a ordem durante a eleição. “É uma medida que poderia até ser prolongada mas está sendo tomada de forma muito comedida. […] Medida de bom senso, dentro de um limite de bom senso”.
Mesquita ressaltou ainda, a proibição do uso do celular dentro da gabine de votação e do porto de arma, com exeção apenas para policiais em serviço.
A Associação Brasileira de Bares e Casas Noturnas do Paraná (Abrabar), havia enviado um ofício a Secretaria de Segurança pedindo a não proibição da venda e consumo de bebidas no dia da eleição. Agora, a Abrabar avalia alguma medida para recorrer da decisão.
Até agora, cinco estados, além do Paraná, vão adotar a “Lei Seca”. São eles: Amazonas, Rio Grande do Norte, Roraima, Maranhão e Mato Grosso do Sul.