O talento da nadadora iguaçuense Ana Ghellere foi mais uma vez destaque nacional. A atleta ficou entre as dez melhores do Brasil nas categorias 1.500m nado livre e 200m nado borboleta na 47ª edição do Campeonato Brasileiro Absoluto de Natação, o Troféu José Finkel, uma das principais competições do país.
Aos 15 anos, Ana competiu em Recife contra os melhores nadadores do país, como a campeã mundial Etiene Medeiros e mostrou o potencial em todas as provas que disputou. Ela ainda conseguiu os melhores tempos em sua categoria de idade nas provas de 200, 400 e 800m nado livre.
Foz do Iguaçu contou com duas atletas na competição. Júlia Túlio, 16 anos, foi outra promessa da cidade a mostrar talento nas piscinas e conquistar grandes marcas pessoais, nadando as provas de 100m medley, 50m e 100m costas.
Mesmo sem medalhas, a participação inédita da cidade na competição foi muito positiva, conta a técnica da equipe Cataratas Natação, Célia Targat. “Somente a participação no campeonato já demonstrou um grande avanço, visto que os índices para conseguir disputá-lo são difíceis de alcançar. Mas, com o esforço e dedicação que elas mostram, conseguiram chegar até aqui e foram brilhantes”, disse.
Para Ana, cada competição possibilita aprender ainda mais e a prepara para os próximos desafios. “Nada com atletas famosos e fortes é muito bom. Mesmo com poucas chances de vencê-los eu me desafio e quero chegar a tempos próximos. Isso me estimula a treinar ainda mais e, quem sabe um dia, me tornar uma atleta olímpica”, contou a jovem nadadora.
“As atletas ainda são muito jovens e têm muitas braçadas para realizar e alcançar mais resultados expressivos como estes. Vamos seguir treinando muito e vencendo um desafio de cada vez”, completou Célia.