Foz do Iguaçu atingiu nota 6,7 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) 2021, o melhor resultado entre as cidades paranaenses com mais de 200 mil habitantes. No entento, a média é menor do que a aferida na avaliação de 2019, quando o município alcançou a média de 7,1.
A secretária de Educação de Foz do Iguaçu, professora Maria Justina da Silva, atribui a queda ao período da pandemia, entre 2020 e 2021, quando as crianças ficaram em casa recebendo ensino remoto. Para ela, na próxima avaliação o resultado deve alcançar o patamar anterior, uma vez que as aulas presenciais foram retomadas em fevereiro deste ano.
“Considerando a situação da pandemia, o retorno dos professores em setembro, então eles trabalharam dois meses presencial com as crianças para o resultado do Ideb. Recuperar o que se perdeu em dois anos somente de trabalho remoto, que não é a mesma coisa que o trabalho presencial, é bastante complicado”, disse a secretária.
Veja a avaliação de cada escola municipal de Foz do Iguaçu.
A média é referente a nota da avaliação realizada em alunos da 5° série, das 56 escolas municipais de Foz do Iguaçu. A maior nota foi alcançada pela escola Benedito Cordeiro (7,9), seguida da Escola Jardim Naipi (7,8) e Frederico Engel (7,5). A menor nota foi a da Escola Municipal João Adão da Silva (5,7).