O Brasil terá nesta semana a chuva mais abrangente desde o fim do verão e o começo do outono no maior episódio de instabilidade no país em alcance territorial dos últimos meses. Exceção de muitas áreas do Nordeste e de parte da Região Norte, as precipitações serão generalizadas em grande parte do país ao longo da semana e com altos volumes em algumas área.
A chuva abrangente desta semana no Centro-Sul do Brasil é mais uma evidência do começo do fim da estação seca que perdura em grande parte do país desde maio, o que deixou um grande número de cidades sem chuva por três ou quatro meses, especialmente no Brasil Central. A chuva já retornou nos últimos dias, depois de meses de seca, para muitas localidades mais ao Centro do Brasil, como na região de Brasília que teve até registro de tornados, entretanto as pancadas foram muito mal distribuídas e predominantemente localizadas, não atingindo todos os pontos.
A instabilidade será frequente no Sul do Brasil até quinta-feira com uma área de baixa pressão, o deslocamento de uma frente fria e o avanço de uma massa de ar frio entre quinta e sexta pela região. Com isso, a chuva será generalizada no Sul do país com os maiores volumes previstos entre a Metade Norte gaúcha e o Paraná, mas o território paranaense deve concentrar os mais altos acumulados de precipitação da região na semana.
Muitas nuvens cobrem o Rio Grande do Sul nesta segunda-feira e o tempo estará instável no decorrer do dia em todas as regiões. A instabilidade de uma frente fria sobre o estado se reforça com uma área de baixa pressão, o que vai resultar em chuva generalizada. A chuva em muitos locais do estado gaúcho será por vezes moderada a forte com trovoadas e não podem ser descartados temporais isolados de vento e granizo. A exceção pode ser a área de Uruguaiana e parte do Sul com tempo fechado e depois a presença do sol.
O Paraná deve ter muita instabilidade nesta semana com abundante nebulosidade e chuva até quinta-feira, quando o tempo começa a melhorar com o ingresso de ar mais seco e frio que vai garantir a presença do sol com noites frias no final da semana. Por isso, chove na maioria dos dias desta semana em Curitiba e outras cidades paranaenses.
Fonte: MetSul