Foz do Iguaçu atingiu a nota 6,7 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) 2021, divulgado nesta sexta-feira (16), pelo Ministério da Educação. A cidade apresentou o melhor resultado do Paraná entre as cidades com mais de 200 mil habitantes, a frente da capital Curitiba (6,0) e de municípios como Maringá (6,5), Londrina (6,4), Ponta Grossa (6,2) e Cascavel (6,3). Foz do Iguaçu também figura entre as 50 melhores cidades do Estado na avaliação geral de desempenho.
As provas foram aplicadas em novembro do ano passado com estudantes dos 5º anos da Rede Municipal de Ensino, nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. Cerca de 3 mil alunos realizaram a avaliação.
A escola com melhor desempenho foi a Benedicto João Cordeiro, no Jardim Tarobá, com a nota 7,9, seguida da Escola Municipal Jardim Naipi, com 7,8. Cinco escolas conquistaram a média 7,5, são elas: Frederico Engel, Getúlio Vargas, Papa João Paulo I, Josinete Holler e Santa Rita de Cássia. Ao todo, 15 unidades ficaram com nota acima de 7,0.
Os municípios do Paraná com as melhores notas foram Serranópolis do Iguaçu (9,0), São Pedro do Ivaí (8,2) e Ramilândia (8,1), cidades de pequeno porte, com população que varia de 5 a 10 mil habitantes. Para compor o IDEB, O MEC leva em consideração as notas dos estudantes na prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), compilados pelo censo escolar.
O IDEB é a principal política de avaliação do ensino básico no país, cuja série histórica foi iniciada em 2005. Essa é a primeira medição pós-pandemia. Nos anos iniciais do Ensino Fundamental, a média nacional foi de 5,8.
PMFI