A Câmara dos Deputados do Paraguai aprovou na quarta-feira (14), o projeto de lei que estabelece a data para a realização do censo nacional da população e habitação, de 2022. Para isso, os parlamentares, da Câmara e do Senado, decretaram o dia 9 de novembro como feriado nacional, para que seja feita a contagem populacional. O projeto agora segue para a sanção do presidente Mario Abdo Benítez.
O deputado Hugo Ramírez, destacou a importância do censo, que permitirá uma melhor projeção para os futuros governos, gerando oportunidades de desenvolvimento para todo o país.
O projeto especifica que o decreto de feriado nacional tem como objetivo que as pessoas permaneçam em suas casas para serem registradas.
Na data, ficam proibidas a realização de atividades como, espetáculos e reuniões públicas, tanto em locais abertos como fechados, apresentações teatrais ou cinematográficas, competições esportivas e afins, entre as 5 horas e as 18 horas do dia da realização do censo.
A proibição se estende ao funcionamento de restaurantes, supermercados, tabacairas, padarias, bares, discotecas e qualquer estabelecimento de venda de produtos alimentícios e de bebidas.