O 9º Grupamento está realizando o treinamento de profissionais de educação para a formação e reforço de brigadistas nas escolas e CMEIs da rede pública de Foz do Iguaçu. * Durante as aulas, professores, diretores, secretários, agentes de apoio e coordenadores aprendem e desenvolvem técnicas sobre o plano de abandono escolar, prevenção e segurança contra incêndio e pânico, combate a princípios de incêndio utilizando a estrutura de prevenção da escola como sistemas de hidrantes e extintores.
Também estão sendo realizados treinamentos de socorros de urgência para atender crianças e adultos que venham a sofrer quedas, desmaios, ataques epiléticos, engasgos etc. no âmbito escolar, adequando o programa a Lei Lucas (13.722/18), que obriga as escolas públicas e privadas, de educação infantil e básica, a se prepararem para atendimentos de primeiros socorros.
O curso tem duração de 68 horas entre aulas teóricas e práticas, envolvendo até mesmo simulados. A parceria da corporação com a Secretaria Municipal da Educação, prevê até o final do ano, formar e atualizar 376 servidores na Escola Municipal João XXIII, no Morumbi.
O PROGRAMA BRIGADA ESCOLAR
O Programa Brigadas Escolares visa promover a conscientização e a capacitação da comunidade escolar do Estado para o enfrentamento de eventos danosos, naturais ou antropogênicos, bem como o enfrentamento de situações emergenciais no interior das escolas. Criado em 2015, a lei foi atualizada em 2021 com a inclusão das redes municipais de ensino e Foz do Iguaçu se tornou a primeira cidade dentro da área com 11 municípios atendida pelo 9º Grupamento de Bombeiros, a aderir ao programa.
“O programa é importante para o enfrentamento de situações emergenciais no interior das escolas, a fim de garantir a segurança dessa população e possibilitar, em um segundo momento, que tais temas cheguem a um grande contingente da população do Estado, promovendo uma mudança cultural”, afirma o Comandante do 9º Grupamento de Bombeiros Tenente-Coronel Roberto Amarildo.
Assessoria