Hoje (08/09), morreu, aos 96 anos, uma das personalidades mais conhecidas no mundo, a Rainha do Reino Unido, Elizabeth II. Elizabeth, era a chefe de estado dos mais de 15 países membros da chamada Comunidade Britânica. Era a rainha do Canadá, Austrália, Nova Zelândia e dezenas de outros países. A monarca estava de férias na Escócia, no palácio de Balmoral. De acordo com comunicado emitido pelo Palácio de Buckingham, filhos e netos foram até o local para se despedir.
A confirmação da morte de Elizabeth II veio às 14h30 da tarde, horário de Brasília, através das redes sociais da família real. “A Rainha morreu pacificamente em Balmoral esta tarde. O Rei e a Rainha Consorte permanecerão em Balmoral esta noite e retornarão a Londres amanhã”, declarou um comunicado.
Na última sexta-feira, 3, foram vazados através do site Politico, alguns documentos que detalham o protocolo dos 10 dias de funeral da monarca. A operação chamada de London Bridge (Ponte de Londres), em referência a um dos pontos turísticos e dos principais símbolos da Inglaterra.
No dia “D”, a data de morte da rainha como será conhecido, o príncipe Charles, primeiro na linha de sucessão ao trono, deverá fazer um discurso à nação em uma transmissão ao vivo na televisão. E a página principal do site da família real se torna uma tela preta, confirmando o óbito da rainha tal qual como aconteceu quando o príncipe Philip faleceu.