A organização de capoeira Camboatá organizou neste final de semana, a sexta edição da Copa Camboatá de Capoeira, realizada em diversos pontos de Foz do Iguaçu. O evento contou com a participação de mais de 200 participantes entre lutadores e mestres.
A Copa Camboatá teve início na sexta-feira com uma roda de capoeira realizada na Praça das Nações, para apresentação do evento e aprimoramento de técnicas por parte dos capoeiristas.
No sábado, a competição foi disputada no período da manhã na quadra do Colégio da Polícia Militar (CPM). No período da tarde, também no CPM, ocorreu o batizado e a troca de graduação – em outras modalidades de artes marciais, é equivalente à faixa.
No domingo pela manhã, houve o encerramento da Copa Camboatá realizado nas Cataratas do Iguaçu. A competição foi organizada pelos mestres Nescau e Tucano e recebeu mestres e alunos de diversos estados, como Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro e Mato Grosso do Sul.
A Confederação Brasileira de Capoeira (CBC) é um dos principais sistemas que organizam e unificam a graduação da capoeira. A graduação adotada pela CBC é feito por cordas seguindo as cores da bandeira nacional. Veja como funciona:
- 1º Estágio – Cordão verde (aluno): permanência 1 ano;
- 2º Estágio – Cordão amarelo (aluno): permanência 1 ano;
- 3º Estágio – Cordão azul (aluno): permanência 1 ano;
- 4º Estágio – Cordão verde-amarelo (aluno): permanência 1 ano;
- 5º Estágio – Cordão verde-azul (aluno): permanência 1 ano;
- 6º Estágio – Cordão amarelo-azul (aluno Instrutor): permanência 2 ano;
- 7º Estágio – Cordão verde-amarelo-azul (aluno Formado): permanência de 2 a 3 anos;
- 8º Estágio – Cordão branco-verde (Monitor): permanência de 3 a 5 anos;
- 9º Estágio – Cordão branco-amarelo (Professor): Título postulado pelo trabalho realizado na Capoeira;
- 10º Estágio – Cordão branco-azul (Contra Mestre): Título postulado pelo Mestre responsável do Grupo;
- 11º Estágio – Cordão branco (Mestre): Título postulado pelo reconhecimento dos Mestres mais antigos da Sociedade Capoeiritica.
Eduardo Machado