Entre os dias 6 e 9 de setembro, profissionais de diversos países estarão reunidos no VII Congresso Latino Americano e XIII Congresso Brasileiro de Ortopedia Técnica, que acontece na cidade de Foz do Iguaçu. O evento é realizado pela Associação Brasileira de Ortopedia Técnica – ABOTEC.
O evento presencial é o primeiro que acontece após a pandemia e as expectativas são as melhores por parte dos organizadores. “Temos inspiração para superar os desafios e inovar mais uma vez. A ABOTEC estará empenhada para construir um momento de muita discussão e compartilhamento de experiências”, ressaltou André Cristiano da Silva, presidente da ABOTEC.
As palestras pretendem trazer o que há de mais inovador na ortopedia técnica, como: próteses em silicone para restaurações cosméticas, órteses dinâmicas infantis, órteses para osteoartrite de joelho, adaptações digitalizadas em cadeiras de rodas, através da engenharia reversa, além de muitos outros assuntos. E a área de exposição terá acesso gratuito durante todos os dias de evento. De acordo com o presidente da ABOTEC, durante o encontro será possível participar de cursos ministrados pelos profissionais mais renomados da atualidade, do Brasil e do exterior. “Dessa forma, estamos estreitando o acesso a tecnologias e técnicas que têm sido adotadas ao redor do mundo, trazendo para o nosso país as tendências mais avançadas em busca dos melhores resultados”, salientou.
Um relatório divulgado no 1º semestre de 2022 pelas agências da ONU destaca que quase 1 bilhão de adultos e crianças com algum tipo de deficiência está excluído do acesso a tecnologias de apoio. O relatório ainda divulgou que no total, existem mais de 2,5 bilhões de pessoas carecendo de meios de acesso à tecnologia assistiva.
Segundo o presidente da ABOTEC e palestrante do evento, o avanço das pesquisas e o uso da robótica estão trazendo novas perspectivas para a ortopedia e com elas o aprimoramento técnico para o exercício da profissão, além de novas possibilidades para os usuários. “Mas, mesmo com a era digital, também buscamos uma profissão mais humana, referenciada, ética e reflexiva, embasada em muito estudo e experiências”, comentou.
O VII Congresso Latino Americano e XIII Congresso Brasileiro de Ortopedia Técnica tem a presença confirmada de nomes como Stephane Paillet, Petter Kun, Gary Viler, Thomas Pfleghar, Nilo Viana de Carvalho Filho, Roberto Araújo Enéas, Jan Kristenses, Derya Donmez, entre outros grandes nomes da Ortopedia Técnica do Brasil que abordarão temas relevantes para a comunidade da saúde como carbono pré impregnado, órtese para osteoartrite de joelho, design em carbono, oficina ortopédica e muito mais. A programação completa você confere no site http://abotec.org.br/congresso2022.
Assessoria