O presidente Jair Bolsonaro veio a Foz do Iguaçu nesta quarta-feira (31), onde realizou uma visita técnica nas obras da Ponte Internacional da Integração, a segunda ligação por água entre o Brasil e o Paraguai. Em meio a ponte, Bolsonaro se encontrou com o presidente Mário Abdo Benitéz, do Paraguai.
Os dois chefes de estado apertaram as mão como símbolo de integração entre as duas nações e depois caminharam pela passarela até o lado brasileiro.
Bolsonaro e Marito disseram que esta é uma obra histórica, após 57 anos da construção da Ponte Internacional da Amizade, que ajudará a fortalecer a conectividade entre os dois países.
O presidente brasileiro ressaltou que a Ponte da Integração é motivo de orgulho para os dois países, que estão mais próximos do que nunca. Acrescentou que estrutura vai ajudar a impulsionar o comércio em toda a região.
Obra
No dia 17 de agosto, as duas extremidades da Ponte de Integração foram unidas após a colocação da última aduela no centro da estrutura.
Atualmente, as obras correspondentes à última etapa do projeto estão sendo executadas sem pausa, como soldagem especial, colocação de lajes pré-fabricadas, concretagem; e os acabamentos, que incluem camada asfáltica, sistema de iluminação, para-lamas tipo New Jersey e grades.
A construção da Ponte de Integração começou em 2019 e sua conclusão está prevista para novembro de 2022. Atualmente, a obra está 91% concluída. O empreendimento é financiado pela Itaipu Binacional no valor de US$ 84 milhões.
Estrutura
A Ponte da Integração tem 760 metros de extensão, com vão central de 470 metros de vão livre sobre o rio e mais de 60 metros de altura. A montagem das aduelas, peças pré-fabricadas mistas (metal e concreto) que conformam a pista da estrutura começou em outubro de 2021. Foram colocadas 37 aduelas metálicas, 18 de cada lado.