Como mais um encontro do programa desenvolvido pela Associação Comercial e Empresarial de Foz do Iguaçu – ACIFI e Prefeitura, o projeto Compra mais local. Nesta quinta-feira (25) de agosto às 19h na ACIFI, o servidor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná campus Foz do Iguaçu, Neri Narcizo dos Santos, falará sobre a Dinâmica das licitações no campus de Foz do Iguaçu, os benefícios e contribuições que o cadastramento nos sistemas de licitações tanto do governo do estado como no sistema federal pode auxiliar nas participações e acompanhamentos de licitações de órgãos públicos.
O projeto Compra mais local, tem como incentivo auxiliar as empresas locais a participarem das compras públicas e governamentais de Foz do Iguaçu para assim aumentar a participação local neste mercado.
Dentro das ações do projeto estão alguns pontos como a publicação/divulgação dos editais para as empresas, apoio na montagem da documentação para participação em editais, capacitação em compras públicas no modelo virtual e orientações presenciais.
As palestras irão se enfocar sobre como se tornar um fornecedor, os tipos de produtos que são adquiridos pelo poder público e as instituições ligadas a ele, como se cadastrar no sistema de Gestão de Materiais e Serviços – GMS do governo do Paraná e no Compras.gov do governo federal.
Para o servidor da Unioeste – Foz do iguaçu, Tercio Vieira de Araújo, ainda existe um desconhecimento de boa parte do empresariado do município da diversidade de produtos e serviços consumidos pelos órgãos públicos instalados em Foz do Iguaçu, o que acaba afetando a administração pública com a baixa oferta por parte das empresas.
“É de interesse do município que os empresários participem dos processos licitatórios de órgão públicos, pois uma fatia significativa dos recursos públicos acabam direcionados para empresas de fora do município, enfraquecendo a economia local”, diz Araújo.
Dimas Bragagnolo – Diretor Executivo da ACIFI, comenta que o objetivo principal do projeto é desmistificar o processo de licitação e pregões virtuais para o empresariado, possibilitando que o mesmo compreenda que não é um processo difícil. “A ACIFI ajudará as empresas tanto na parte da documentação, como na divulgação e encaminhamento das licitações para as empresas”, diz Bragagnolo.
Assessoira