Ação em parceria com a Rotary Club incentiva que os pais e responsáveis levem as crianças de 1 a menores de 5 anos para receber a gotinha
As equipes da Secretaria Municipal de Saúde e o Zé Gotinha estarão no próximo sábado (27), das 12h às 17h, vacinando as crianças de 1 ano a menores de 5 anos contra a poliomielite, durante o Mc Dia Feliz, no estacionamento da loja da Avenida Jorge Schimmelpfeng, no centro de Foz do Iguaçu.
Esta é mais uma ação da Secretaria de Saúde para incentivar que os pais e os responsáveis levem as crianças para a imunização contra a paralisia infantil. Até o momento, apenas 21,7% desse público, estimado em 17.917 crianças, recebeu a vacina contra a polio.
“No último sábado, aproveitando o Dia D, fizemos também uma ação em parceria com os shoppings JL e Catuaí Palladium, para facilitar que os pais e responsáveis levem os pequenos. Esta ação no Mc Dia Feliz tem a mesma proposta, sabendo que a data vai atrair um bom público, queremos incentivar a vacina contra a polio, que é rápida e não dói”, afirma a secretária municipal de Saúde, Jaqueline Tontini.
“Vamos contar com o apoio do nosso Zé Gotinha, que é muito querido pelas crianças e também por adultos, que poderão aproveitar para registrar o momento para as redes sociais”, reforça a secretária.
A coordenadora do programa municipal de imunização, Adriana Izuka, conta que a campanha nacional contra a poliomielite iniciou no dia 8 de agosto e segue até o dia 9 de setembro. “Estamos preocupados com a baixa adesão da população, uma vez que a imunização é a única forma de prevenir a poliomielite”, ressalta.
Preocupação
Em 2021, segundo dados do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações, a cobertura vacinal contra a polio, com meta de 95%, atingiu apenas 69,9% do público-alvo.
A poliomielite, também chamada de paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda, causada por um vírus, que pode infectar crianças e adultos. A doença ataca o sistema neurológico afetando o corpo inteiro e pode causar paralisia nos membros inferiores e até a morte.
Assessoria