A Telemedicina é a prestação remota de serviços de saúde através da utilização de recursos tecnológicos e de telecomunicações para a troca de informações entre médicos e pacientes. Esse termo ganhou notoriedade em 2020, sobretudo com a pandemia do novo Coronavírus. A tecnologia que permite ao médico chegar virtualmente até o paciente em qualquer hora, data e local, já é uma realidade em cidades como: São Paulo e Belo Horizonte e tem o intuito de promover agilidade nos atendimentos médicos.
Com a finalidade de aderir a este modelo atendimento na rede primária de saúde do município, a Câmara Municipal de Foz, representada pelo vereador Edivaldo Alcântara (PTB) e Vereadora Yasmin Hachem (MDB), juntamente com a Secretaria Municipal de saúde e Fundação Municipal, se reuniu na última sexta-feira, 19 de agosto, com representantes de uma empresa especializada na em fornecer plataformas online que facilitam o atendimento virtual para usuários da rede pública de saúde do município.
De acordo com a secretária municipal de saúde, Jaqueline Tontini, o projeto está em fase de estudo da necessidade no âmbito do Município e desenvolvimento de viabilização da plataforma que possibilite a interação entre medico e cidadão e será utilizado para triagens e acolhimento simples, além de também se tratar de uma ferramenta que trará agilidades para acompanhamento de pacientes em tratamento domiciliar.
Câmara de Foz