Em quatro meses, de abril a julho deste ano, a Guarda Municipal de Foz do Iguaçu registrou 2.310 ocorrências. Desde abril, o tenente-coronel Marcos Antônio Jahnke está à frente da Secretaria Municipal de Segurança Pública e avalia que “já existe um aumento do atendimento originado a partir do patrulhamento e monitoramento, demonstrando uma postura cada vez mais ativa da GM”.
“Os números mostram a efetividade do serviço prestado pelas nossas guarnições. É um trabalho relevante e significativo para toda a população, pois abrange várias formas de atendimento”, ressaltou Jahnke.
Comparativo 2021/2022
No mesmo período de 2021, a Guarda Municipal realizou um total de 2.290 ocorrências. Em 2022, no mês de abril, foram 148 atendimentos; em maio, 735; em junho, 742; e em julho 685 ocorrências.
Entre o dia 26 de abril a 26 de julho de 2022, a Central de Operações da Guarda Municipal, através dos telefones de emergência 153 e 199, deu origem a 1.850 atendimentos (80%). Já por meio do patrulhamento foram realizados 343 atendimentos (15%) e o sistema de videomonitoramento originou 25 atendimentos (0,5%).
Além disso, a GM também atendeu ocorrências através de memorandos e ofícios, em um total de 82 atendimentos (4%). Os atendimentos realizados pelos guardas municipais escalados em postos fixos foram 10 atendimentos (0,5%).
Natureza das ocorrências
De abril a julho de 2022, a Guarda Municipal atendeu 215 ocorrências de perturbação de sossego. Foram realizadas 121 abordagens a suspeitos, 59 atendimentos de acidente de trânsito, 50 de violência doméstica, 22 de dano ao patrimônio público, 17 ocorrências de tentativa de furto, 13 de apreensão de tóxicos, 17 de agressão, 9 cumprimentos de mandado, 8 atendimentos de ameaça, 6 crimes de arrombamento, 6 de porte de arma de fogo, 21 de roubo, 59 de furto e uma ocorrência de crime de homicídio.
Assessoria