O Foz do Iguaçu FC apoia o movimento de clubes do interior do estado que querem o retorno da Taça Federação Paranaense de Futebol (FPF) em 2023. A competição serviria como complemento de calendário para clubes da primeira e segunda divisão do Campeonato Paranaense que não têm calendário no futebol nacional.
As equipes paranaenses que têm calendário são Athletico e Coritiba na Série A; Londrina e Operário na Série B; FC Cascavel, Maringá e Independente São Joseense na Série D.
Essa iniciativa fortaleceria as equipes que disputam apenas o estadual e ficam o restante do ano sem competições oficiais. Na primeira divisão seriam beneficiadas Azuriz, Cianorte, Rio Branco, Foz do Iguaçu FC e Aruko.
Na divisão de acesso, poderiam participar do certame Andraus, PSTC, CE União, Paraná Clube, Iguaçu, Laranja Mecânica, Toledo, Apucarana e outros dois que subiriam da terceira divisão.
O campeão garantiria uma vaga na Série D do Campeonato Brasileiro em 2024. A última edição do torneio foi realizada em 2019 e vencida pelo Nacional de Rolândia, que participou da Série D em 2020.
Na ocasião a competição foi realizada em turno e returno, com o início em julho e término em outubro. Dessa forma não interferiu com o Campeonato Paranaense que inicia em janeiro e termina em abril e nem com a Divisão de Acesso que inicia em abril e termina em junho.
Eduardo Machado