A diretora do PROCON (Departamento Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor), Claudinéia Pliacekos participou do Jornal da Cultura na manhã de hoje, 16, e comentou sobre algumas situações em relação aos aposentados principalmente aos empréstimos consignados que acabam comprometendo 40% do valor que recebem da aposentadoria. E sobre o aumento de golpes de empréstimos aplicados por quadrilhas.
De acordo com a diretora, o PROCON recebe a denúncia desses aposentados e entra em contato com o banco responsável para a devolução desse dinheiro, e dessa forma o processo segue para decisão administrativa. “A gente está desenvolvimento uma parceria com a OAB, com a comissão de advogados ativos da Justiça de Foz para que os aposentados, analfabetos e vítimas desses empréstimos consignados, tenham uma defesa de verdade, porque o consumidor está com vulnerabilidade enquanto o banco tem três ou quatro advogados”, disse Pliacekos.
Os golpes segundo a diretora, acontece de forma corriqueira e ela orienta que a devolução do dinheiro desse empréstimo não solicitado seja devolvido apenas no banco referente a conta corrente e que a negociação seja feita através dos canais de atendimento do banco.