Faltam apenas 17 metros para que os dois lados da Ponte da Integração se unam, em meio ao Rio Paraná, ligando o Brasil ao Paraguai, pelas cidades de Foz do Iguaçu e Presidente Franco, informou a margam paraguaia da Itaipu Binacional.
Segundo o engenheiro Pánfilo Benítez, assessor especial da Diretoria de Coordenação da usina, a obra está 90% concluída. Ele informou ainda, que as 18 aduelas já foram colocadas do lado brasileiro da ponte.
Benítez explicou que a união completa da estrutura ocorrerá antes do mês de setembro e a conclusão total do projeto no último trimestre do ano.
As aduelas são peças mistas pré-fabricadas (metal e concreto) que dão forma à via da ponte. A colocação destas estruturas começou em outubro de 2021, iniciando assim o chamado avanço livre na zona central da nova passagem fronteiriça. No total, devem ser colocadas 37 aduelas metálicas, 18 em cada margem do Rio Paraná e uma no centro, unindo as duas extremidades.
Cada peça, pré-fabricada no campo de trabalho, pesa 95 toneladas e tem 11,90 metros de comprimento e 19,90 metros de largura. A aduela de junção terá 5,40 metros de comprimento e 19,90 metros de largura. Eles são integrados à superestrutura por meio de soldas especiais e apoiados pelos cabos de sustentação; além de ser complementado com concreto.
A Ponte de Integração terá 760 metros de extensão, com vão central de 470 metros de vão livre sobre o rio e mais de 60 metros de altura. Esta nova ligação entre o Paraguai e o Brasil, a segunda pelo Rio Paraná, está sendo financiada pela Itaipu, por US$ 84 milhões.