Representantes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) se reuniram nesta sexta-feira (29) com a população, entidades e autoridades para tratar as ações que serão executadas no município a partir da próxima semana, quando inicia a coleta de dados para o censo.
A chefe da Agência do IBGE de Foz do Iguaçu, Bruna Nunes Vieira, explicou que o encontro teve como objetivo divulgar o censo, avaliar a estrutura do instituto para a execução dos trabalhos e traçar estratégias para garantir mais segurança à população no momento em que um profissional chegar às residências.
“Esta reunião é fundamental. Somos um órgão público com um serviço essencial para o município. Realmente precisamos do apoio da população, pois sem informações não fazemos estatísticas e não conseguiríamos melhorar a cidade em que moramos”, afirmou Bruna.
A coleta dos dados para o censo inicia na segunda-feira, dia 1º de agosto, e segue até o final de outubro. A estimativa é de que Foz do Iguaçu possua cerca de 90 mil domicílios atualmente.
Seguindo as regras do Censo 2022, aproximadamente 9 mil moradores terão que responder um questionário mais elaborado, que contará com 77 questões diversificadas.
Alex Castanharo, coordenador do Censo IBGE de Foz do Iguaçu, ressalta que a equipe conta hoje com aproximadamente 200 recenseadores que realizarão a ação porta a porta dos moradores na área urbana e área rural.
“A gente pede a colaboração de toda a população. Nossa atual situação está totalmente defasada. Todos os dados de planejamento são de 2010. Por isso, a importância da participação de todos os cidadãos”, disse. “Essas informações é que vão nortear todas as ações tanto do poder público como da iniciativa privada, fazendo com que a cidade continue se desenvolvendo”, ressaltou Alex.
O secretário municipal da Transparência e Governança, Leandro Correa, também participou do encontro e reforçou a importância do IBGE para o crescimento da cidade, impactando diretamente nas políticas públicas. “Temos uma preocupação com o Censo, pois entendemos que, historicamente, a cidade tem sido prejudicada nos serviços prestados pela prefeitura por conta do alto número de pessoas que residem em Foz de forma irregular e não são contabilizados nos índices. Com isso, fazemos questão de acompanhar cada passo dos trabalhos”.
Uma das preocupações dos representantes do IBGE de Foz do Iguaçu é a sensação de segurança dos moradores no momento em que os recenseadores chegam à residência para a coleta de dados. De acordo com Castanharo, todo profissional terá, obrigatoriamente, estar uniformizado e com o crachá.
No crachá, haverá um QR Code onde o cidadão poderá confirmar a identificação. Além disso, se solicitado, o recenseador deverá repassar ao morador o número da matríula profissional, podendo ser conferida através do portal IBGE Foz. Também estará disponível o telefone 08007218181, sem custo, para confirmação de dados do profissional.
A sede do IBGE de Foz do Iguaçu está localizada na R. Edmundo de Barros, 673 – Centro. Telefones para contato (45) 35233824 e/ou (45) 999410997.
PMFI