A partir de agosto, os recenseadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), iniciam o trabalho em campo do Censo Demográfico 2022, para fazer a contagem e montar o perfil da população brasileira. Em Foz do Iguaçu, 180 recenseadores já foram treinados para iniciar o trabalho, de um total de 235 vagas abertas na cidade.
Em junho, o IBGE realizou a Pesquisa Urbanística de Entorno, mapeando as características da cidade, como acessibilidade, mobilidade e infraestrutura urbana. 27 pessoas trabalharam nessa primeira etapa.
Neste trabalho foi ajustado o mapeando de Foz do Iguaçu, deixando mais preciso para o trabalho de pesquisa. Nesta etapa preliminar, foram verificadas a pavimentação, tipos de vias, presença de calçada, rampa para cadeirante, em geral.
Alex Castagnaro, o coordenador de área do censo do IBGE em Foz do Iguaçu, informou que a pesquisa inicia pela área urbana, até chegar a área rural. “A gente não pretende deixar nenhuma casa de Foz do Iguaçu, ou de qualquer outro município, sem a presença de um recenseador contando a população”, disse.
Além da contagem exata da população, outros dados serão coletados para mostrar o perfil da cidade, como educação, trabalho, fecundidade, mortalidade, núcleos familiares e características da habitação.
Por segurança do morador, o recenseador estará identificado com colete, crachá com foto, número da matrícula e QR code, que será direcionado para uma página com as informações do servidor.
“Nos dias de hoje esse é um dos pontos mais importantes, porque todos nós sabemos da questão de segurança da nossa sociedade hoje. Obviamente isso já existia, mas hoje em dia a gente sabe que existe várias formas de aplicar golpes”, disse Castagnaro.
Serão três meses de trabalho em campo, nos meses de agosto, setembro e outubro, com supervisão finalizada em novembro. “A gente vai precisar da recepção da população para que os recenseadores consigam realmente saber quantas pessoas moram em cada casa e pegar essas informações de campo”.
Inscrições
Nesta quinta-feira (28), IBGE abriu mais um processo seletivo para a contratação de trabalhadores temporários para o Censo Demográfico 2022. São 15.075 vagas para recenseador, que exige nível fundamental completo. O contrato tem duração de três meses, podendo ser prorrogado.
As inscriçõesn são gratuitas e se encerram no 1º de agosto. A remuneração será por produção, calculada por setor censitário, conforme taxa fixada e de conhecimento prévio, de unidades recenseadas, com carga horária mínimo de 25 horas semanais.
Os candidatos devem levar a ficha de inscrição até um dos postos do IBGE listados no EDITAL..