Continua a reclamação por parte da população sobre o barulho causada por motocicletas barulhentas, com o “escapamento aberto”. A Guarda Municipal e o departamento de Trânsito da Polícia Militar tentam coibir essa irregularidade com a realização de blitz.
O motociclista que for flagrado com a motocicleta com barulho acima do tolerado, pode ser multado, no valor de R$ 195,23, acrescidos de cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
O diretor de Trânsito da Guarda Municipal de Foz do Iguaçu, Cleomar Farias, informou que houve uma mudança na lei, que não permite mais a retenção da motocicleta durante o flagrante. Agora, o motociclista recebe uma notificação para que a irregularidade seja resolvida em um prazo de 15 dias. Caso seja parado novamente pelo mesmo problema, a moto pode ser apreendida.
Faria informou ainda, que a maioria dos infratores são jovens, que trabalham no ramo de entrega. “Fizemos fiscalizações constantes em cada situação uma média de 14 a 15 motocicletas são apreendidas ao pátio, seja por mau estado de conservação, sem equipamentos obrigatório e, principalmente, com descarga aberta”, disse.
O Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), estabelece os limites de ruídos produzidos por veículos. A tolerância atual é descrita pelo fabricante, variando de 79 a 80 decibéis para automóveis e 99 decibéis para motocicletas.