A Receita Federal, com apoio de diversos órgãos de segurança das esferas federal, estadual e municipal, deflagrou hoje (27) uma operação de combate ao contrabando e descaminho nos bairros da Vila Portes e Jardim Jupira. A ação de hoje se insere na atividade cotidiana da Receita de combate à fraude e ao descaminho, estando inserida no âmbito da Operação Fronteira Blindada, de caráter permanente.
O objetivo da operação é a apreensão de produtos que entraram ilegalmente no país, tais como armas, drogas e cigarros contrabandeados, além de mercadorias que não tiveram seus impostos devidamente recolhidos.
Participam da ação mais de 30 servidores da Receita Federal, em sua maioria deslocados de outros municípios, além da equipe local de Foz do Iguaçu. Servidores do Batalhão de Polícia de Fronteira, Exército, Guarda Municipal, Grupo de Polícia Fazendária, Núcleo Especial de Polícia Marítima e Polícia Rodoviária Federal dão apoio à operação.
Um helicóptero da Receita Federal está sendo usado para dar apoio tático aos servidores em terra. Drones também estão sendo usados no monitoramento dos dois bairros. O principal foco da operação são hotéis e estacionamentos que estariam sendo usados como depósitos para guardar mercadorias trazidas de maneira irregular do Paraguai.
A divulgação dos valores e mercadorias apreendidas serão divulgados na parte da tarde de hoje, 27, através de nota pela Receita Federal.
Com informações da Receita Federal