Momento é de debate e não de violência, diz juiz eleitoral de Foz do Iguaçu

O juiz Ariel Nicolai Cesa Dias, da 147ª Zona Eleitoral de Foz do Iguaçu e Santa Terezinha de Itaipu, fez nesta terça-feira (26), o primeiro pronunciamento oficial sobre as eleições deste ano.

Dr. Nicolai destacou as que eleições são o debate de ideias e que o eleitor tem o direito de exercer o voto de forma tranquila. “A gente precisa nesse período de tensão, que a gente vem percebendo, que a população compreenda que não um momento de violência, mas um momento de debate, é um momento de festa democrática”, disse.

Dr. Nicolai ressaltou que o combate a desinformação é uma preocupação da Justiça Eleitoral, que lançou o programa “Gralha Confere” onde o eleitor pode tirar dúvidas sobre as eleições e o sistema eleitoral. “A gente precisa que a população seja informada e siba o que é verdade e o que não é verdade”.

Sobre abusos e crimes eleitorais, foi lançado o aplicativo
“Pardal”, para denúncias que serão encaminhadas ao Ministério Público Eleitoral, para a análise e investigação.

Sobre brasileiros que vivem no Paraguai, Nicolai disse que a Justiça tem essa preocupação e fiscalizará o transporte irregular de eleitores no dia da votação. O brasileiro morador de outro país tem o direito de votar para presidente da República, no consulado, mediante cadastro prévio.

“Está sendo estudada medidas para evitar irregularidades para que seja feito o que é permitido e o ilícito não ocorra no dia da eleição e previamente em todo esse período de pré-campanha”, disse o juiz.

Sair da versão mobile