A Escola Municipal Professor Pedro Viriato Parigot de Souza, a primeira unidade de ensino integral de Foz do Iguaçu, foi premiada na categoria “A”, de projeto nacional intercultural e bilíngue pela Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI). O prêmio “Cruzando Fronteiras” reconhece as experiências educacionais nas escolas da rede pública como formas de fortalecimento das identidades individuais e culturais de seus alunos.
A Parigot foi a única escola selecionada da região Sul e receberá a premiação em Brasília, entre os dias 4 e 5 de agosto, durante um seminário sobre interculturalidade e bilinguismo, organizado pela OEI em parceria com o Ministério da Educação.
“Estamos muito felizes com essa premiação, que reconhece o trabalho de nossos professores e fortalece nossa parceria com a Unila. O ensino da língua espanhola já foi ampliado para outras escolas e de forma gradativa, chegaremos a todas as unidades de ensino da rede municipal”, disse a secretária da educação, Maria Justina da Silva.
A Escola Parigot oferta o ensino da língua espanhol para alunos do 1º ao 3º ano em parceria com a Universidade Federal da Integração Latino Americana (Unila). A disciplina integra a grade curricular do ensino integral.
A professora doutora Jorgelina Tallei auxiliou a escola na inscrição do projeto e comentou sobre o prêmio. “Esse reconhecimento para a escola é de fundamental importância porque valoriza um trabalho de toda a instituição, de todo o grupo de docentes e bolsistas da Unila e da Smed para implementar, de fato, uma política pública bilíngue e intercultural pensada para a fronteira e para a realidade do ensino que se vivencia nesta região. Para a Unila, o reconhecimento vem reafirmar sua missão e objetivos na integração dos povos da América Latina e o Caribe e fortalece os laços de seus projetos de extensão e pesquisa nas escolas”.
Premiação
A instituição receberá o prêmio em dinheiro, no valor de R$ 40 mil, além de um certificado de participação, o selo de Escola Referência Intercultural e Bilíngue 2022 e um curso de formação em bilinguismo para professores, coordenadores e a direção da unidade.
Outros sete projetos (em escolas e instituições de nível técnico do Brasil, Argentina e Uruguai) foram selecionados e receberão a premiação em Brasília.
Espanhol das escolas
A língua espanhola também é ofertada nas escolas Padre Luigi Salvucci (Vila C) e João XXIII (Morumbi), que já desenvolvem atividades complementares em jornada estendida. A Escola Gabriela Mistral, no Jardim Lancaster, iniciará o período integral em agosto, com a oferta do espanhol, inglês, robótica e outras disciplinas.
Assessoria