A professora Drª Elis Palma Priotto da Unioeste – campus de Foz do Iguaçu, é organizadora de um protocolo de processos para o atendimento a vítimas da ideação e tentativa de suicídio. O documento tem como objetivo realizar o atendimento da saúde pública aos usuários, vítimas de ideação e tentativas de suicídio.
Buscando garantir encaminhamentos adequados utilizando a política correta para a prevenção do suicídio. Os fluxos de atendimento foram analisados e discutidos por profissionais da saúde de acordo com a complexidade de atendimento e referem-se ao atendimento às vítimas de todas as idades ou faixa etária.
Para a professora o documento é uma importante ferramenta na organização e execução dos serviços de saúde, facilitando a superação dos problemas e a aplicação de condutas mais adequadas por parte dos profissionais envolvidos na assistência aos usuários.
“Foram dois anos de trabalho em parceria com alunos e profissionais da saúde. Com esse protocolo não se teve a pretensão de resolver os problemas, mas de sensibilizar e identificar a importância do compromisso, do conhecimento, da atenção e da humanização nas ações com o outro ser humano – a vítima – a pessoa que sofre violência e assim evitar uma recidiva”, afirma Priotto.
? O documento pode ser acessado gratuitamente pelo link:
https://drive.google.com/file/d/12Va1dujLdxULj1VDVb0EuPeDE2H-JBCU/view
Assessoria