O Portal da Construção da Prefeitura de Foz do Iguaçu tem como objetivo facilitar a emissão de alvarás para a construção de empreendimentos residenciais e comerciais no município. Para que o serviço seja ainda mais ágil e a liberação aprovada em poucos dias, é necessário conhecer o modo de funcionamento da ferramenta e realizar o preenchimento correto da documentação.
Antes de iniciar o processo, o responsável técnico pela obra precisa ter em mãos os dados da propriedade, como a inscrição imobiliária. A documentação necessária pode ser conferida aqui.
Para acessar o portal basta ir até o site da Prefeitura, na aba “Autoatendimento” e escolher a opção “Serviços on-line”. Dentro do Portal de Serviços ao Cidadão será possível encontrar o “Portal da Construção”.
A solicitação para a liberação do alvará deve ser feita na opção “Protocolo Digital”. Em novo processo preencha da seguinte forma: Grupo – Planejamento Urbano; Subgrupo – Portal da Construção; em “Assunto”, escolha a categoria que você procura; faça a descrição detalhada da solicitação e envie os documentos no formado PDF.
Após o envio, os técnicos da Secretaria de Planejamento e Captação de Recursos analisam os pedidos, que podem levar até 5 dias para comércios e até 15 para residências.
“A cada inscrição é preciso dar atenção aos detalhes e realizar a solicitação da forma correta. Toda a documentação necessária está especificada na plataforma, o que facilita a procura e preenchimento. A tecnologia é sempre uma grande aliada nos processos e se mostrou eficaz no serviço que está sendo oferecido”, disse o secretário de Planejamento, Leandro Costa.
O Portal da Construção está em funcionamento desde 2021. A secretaria mantém também um canal de atendimento com os profissionais responsáveis pelas obras e proprietários. Todas as terças e quintas-feiras os técnicos da pasta abrem as portas para avaliar cada projeto e explicar detalhes sobre a execução e impacto de cada obra. Para agendar um horário, basta ligar para o telefone: 3308-2100.
PMFI