Servidor da Guarda Municipal de Foz se destaca no Torneio Bicentenário da Independência Paralímpico

Competição ocorreu junto com as Olimpíadas do Exército Brasileiro; Lair Silva conquistou o 2º lugar na modalidade de tiro esportivo, com distância de 10 metros

Foto: Thiago Dutra/PMFI

O guarda municipal de 1ª Classe da Secretaria Municipal de Segurança de Foz do Iguaçu, Lair Dias da Silva, de 45 anos, se destacou no Torneio Paralímpico do Exército Brasileiro, realizado na Escola Preparatória de Cadetes do Exército, na cidade de Campinas, em São Paulo, no último final de semana.

O torneio em comemoração ao bicentenário da independência do Brasil reuniu atletas militares de todo o país, além de representantes das forças de segurança, tais como das guardas municipais, em diversas modalidades.

O servidor Lair Dias da Silva disputou pela primeira vez a modalidade de tiro paradesportivo com pistola, com distância de 10 metros, e conquistou a segunda colocação no pódio. “O nervosismo existe, mas consegui manter a calma e obter um bom resultado no torneio. Foi com o apoio da família e dos companheiros de farda que pude viver essa experiência e trazer a medalha para a cidade”, disse o GM.

Além da medalha, Lair também foi premiado com uma pistola de ar comprimido. O secretário municipal de Segurança Pública, tenente-coronel Marcos Antonio Jahnke, parabenizou a significativa conquista do GM Lair, pois além de representar o município, mostrou a força e o preparo da Guarda Municipal de Foz do Iguaçu.

Lair integra a instituição da GM de Foz do Iguaçu há 27 anos. Em 2017, no dia 8 de fevereiro, durante uma ocorrência, foi atingido por um disparo de arma de fogo na perna direita. Foi hospitalizado, ficou internado por um período e precisou amputar do joelho pra cima. Com prótese de perna mecânica, Lair precisou parar com as modalidades que antes praticava diariamente como a corrida de rua, a natação e vôlei. Mas, se adaptou, conheceu e se apaixonou por outras duas modalidades, a canoagem e o tiro esportivo paraolímpico.

Atualmente, o servidor faz parte do Clube de Caça e Tiro Aliança de Foz e da equipe de canoagem paraolímpica da Itaipu Binacional no Projeto Meninos do Lago

“A vida é uma só uma. Independente das condições, você tem que viver da melhor forma possível. A deficiência é só mais um obstáculo que preciso superar, a vida é maravilhosa, quando sai do hospital, já foi à maior vitória”.

Outras competições já estão agendadas para este ano. Em setembro, Lair deve viajar até João Pessoa, na Paraíba, para participar da 1ª Paraolimpíada Militar. O torneio acontecerá na Vila Olímpica. Já em outubro, nos dias 22 e 23, a competição será no Centro Militar do Rio de Janeiro, o primeiro Campeonato Brasileiro de Tiro Esportivo.

“Já estou me preparando para as competições deste ano. O meu objetivo é se destacar e conquistar uma vaga para as Paraolimpíadas de 2024, que será realizada na França.”

Para disputar as competições, o guarda municipal conta com apoio de patrocinadores e da Secretaria Municipal de Segurança Pública. Hoje, o paratleta conta com apenas um patrocinador, o Auto Posto Consalter. Lair ainda precisa de mais apoio financeiro para poder participar de futuros campeonatos, pois há despesas com equipamentos, passagens, hospedagem e alimentação durante os treinos e competições.

Os interessados em apoiar o paratleta iguaçuense podem entrar em contato com a Secretaria Municipal de Segurança Pública. Qualquer aporte pode ajudar Lair a conquistar os pódios nacionais e internacionais da modalidade.

A Secretaria de Segurança Publica fica anexa à sede da Guarda Municipal, localizada na Rua Edgard Schimmelpfeng, 43 – Parque Pres. 1. O telefone é 0800 648 0153.

Sair da versão mobile