Um projeto de autoria do deputado federal Vermelho tramita na Câmara dos Deputados para que a rodovia em construção seja denominada Perimetral Sérgio Lobato Machado.
Ao apresentar seu projeto, Vermelho levou em consideração uma indicação assinada pelos vereadores sugerindo a homenagem ao empresário. O deputado também ouviu as lideranças da cidade durante reunião do Codefoz, Acifi e Comtur.
“Sérgio Lobato chegou a Foz do Iguaçu ainda criança, na década de 1950, acompanhando a família e desenvolveu uma série de ações e atividades, sendo agraciado com o título de Cidadão Honorário pela Câmara de Vereadores”, argumentou Vermelho em seu projeto.
Na década de 1970, a família retornou para Curitiba, mas Sérgio permaneceu em Foz, pois já iniciara a sua vida profissional como empresário das áreas imobiliária, de hotelaria e de turismo. “Os negócios se expandiram e Sérgio Lobato passou a ter uma atuação preponderante na cidade pois, exerceu o cargo de secretário de turismo do município por três vezes e de vereador por dois mandatos. Será uma homenagem justa”, acrescenta o parlamentar.
“Como cidadão atuante na comunidade iguaçuense, Sérgio Lobato viu ser erguida a Ponte da Amizade que une o Brasil e o Paraguai e foi um dos principais articuladores para a construção da Ponte da Fraternidade, que liga os territórios brasileiro e argentino”, destaca Vermelho. Lobato faleceu em 25 de março do ano passado.
Juntamente com Antonio Bordin e outros pioneiros, Sérgio Lobato sempre lutou para concretizar um antigo sonho da comunidade: a construção da segunda ponte com o Paraguai e a Perimetral Leste.
Cidadão Honorário
Por iniciativa do vereador Celino Fertrin, Sérgio Lobato Machado foi agraciado com o título de Cidadão Honorário de Foz do Iguaçu. O projeto foi aprovado em 14 de maio de 2020 e a honraria foi entregue durante sessão solene da Câmara de Vereadores.
Perimetral Leste
O deputado Vermelho recorda que a Perimetral Leste é mais uma grande obra do governo federal financiada pela Itaipu Binacional. A rodovia fará a ligação da Ponte da Integração com a BR-277, num trecho de 15 quilômetros.
“Essa obra é esperada há mais de 30 anos pela comunidade iguaçuense e somente saiu do papel no governo Bolsonaro. A obra está orçada em R$ 336 milhões e deverá ser entregue em 2023”, explica Vermelho.
“Além de desviar o tráfego pesado do centro da cidade, essa Perimetral vai agilizar o trânsito e está gerando empregos e desenvolvimento em nossa cidade. A nova ponte e a perimetral vão resolver um problema logístico, com impactos positivos também para o turismo, que é a vocação natural de Foz do Iguaçu”, destaca Vermelho.
Assessoria