Durante os dias 5 e 6 de julho ocorre a Primeira Reunião Tripartite de Combate ao Tráfico de Pessoas em Foz do Iguaçu/PR. O evento reúne autoridades e especialistas de Brasil, Argentina e Paraguai para discutir mecanismos e procedimentos migratórios que auxiliem no combate ao tráfico de pessoas na região da tríplice fronteira.
O evento é parte integrante do projeto Eurofront, um programa de cooperação internacional para migrações na América Latina, organizado pela Organização Internacional para as Migrações (OIM), agência da ONU para as migrações, e financiada pela União Europeia.
A Polícia Federal foi representada pelo DPF Frederico Ferreira, da Coordenação de Direitos Humanos, e o APF Nelson Machado, chefe do Núcleo de Imigração da PF em Foz do Iguaçu/PR e ponto focal do projeto na região da tríplice fronteira.
A PF tem papel fundamental neste projeto da Eurofront pois além de ser o órgão responsável pelo controle migratório no país é também responsável pelas ações de prevenção e combate aos crimes de tráfico internacional de pessoas. Neste escopo, Foz do Iguaçu tem destaque pela sua localização geográfica, em uma região de tríplice, tendo uma das fronteiras mais movimentadas da América do Sul.
Ao final do evento, será elaborado um Plano de Trabalho Trinacional, que contemple de maneira transversal os diferentes pilares de intervenção do programa e que permita robustecer a coordenação regional para a proteção dos direitos humanos das pessoas migrantes, alinhado com os objetivos do programa EUROFRONT na América Latina.
Comunicação Social da Polícia Federal em Foz do Iguaçu/PR
CS/PF/Foz