Segunda edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) abre as inscrições no dia 28 de junho e podem ser realizadas até as 23h59 do dia 1º de julho. De acordo com o Ministério da Educação serão ofertadas 65.932 vagas para ingresso em 73 instituições públicas de ensino superior, sendo mais de 2 mil cursos de graduação.
Os cursos com as maiores ofertas de vagas são: Pedagogia, Administração, Matemática, Ciências Biológicas, Química, Direito, Física, Medicina, Engenharia Civil e Engenharia Elétrica. O total de cursos de graduação com oferta de vagas é de 2.043. Só para medicina são ofertadas 1.583 vagas.
No portal Acesso Único é possível consultar as vagas ofertadas por modalidade de concorrência, cursos e turnos, instituições e localização dos cursos. Os estados que mais oferecem vagas são o Rio de Janeiro, com 13.249; Minas Gerais, com 8.655; Paraná, com 6.692; e Bahia, com 5.968.
O Sisu é o processo seletivo pelo qual estudantes concorrem a vagas de instituições públicas de ensino superior a partir da nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para participar desta edição do Sisu, o estudante precisa ter feito o Enem de 2021, obtido nota superior a zero na prova de redação, e não ter participado do Enem na condição de treineiro.
Agência Brasil