O inverno começou às 6h14 desta terça-feira, 21 de junho, e termina em 22 de setembro às 22h04. Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), a previsão para o primeiro dia da nova estação é de tempo estável em boa parte do estado, com temperaturas elevadas na região oeste, noroeste e norte pioneiro e possibilidade de chuvas rápidas e localizadas nas cidades mais próximas de Santa Catarina.
Neste inverno, a estimativa dos modelos climáticos dinâmicos e estatísticos indica a permanência do fenômeno La Niña de intensidade oscilando entre fraca e moderada, com probabilidade de 50%. O fenômenoLa Niña se caracteriza pelo registro de temperaturas abaixo da média na superfície da parte do Oceano Pacífico que fica próxima à Linha do Equador, que afeta o clima na América do Sul. “A expectativa é de ingresso frequente de massas de ar frio e seco de origem polar, associadas ao deslocamento de frentes frias pelo Sul do país”, observa o meteorologista do Simepar, Reinaldo Kneib.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) o tempo seco deve marcar o inverno da Região Sul do país com temperaturas abaixo da médica com a chegada de massas de ar polar, principalmente entre julho e agosto. O oeste dos três estados, podem ter chuvas a cima da média e o norte do Paraná deve ter um inverno mais quente que o de costume.
Com informações da AEN e Agência Brasil