A Instat, plataforma que faz análise estatística e transmissão oficial da Série D, calculou um índice em que analisa uma série de estatísticas, jogo a jogo, das equipes que disputam a competição. Dos 64 times que estão no campeonato, o Cascavel aparece na 4ª posição do índice geral, atrás apenas de São Bernardo (1º), Retrô (2º) e Brasiliense (3º).
O índice geral é uma somatória de 20 estatísticas coletivas de cada equipe, como, por exemplo, número de gols, chances criadas e aproveitamento, finalizações certas, passes decisivos, precisão de passes e cruzamentos, entre outros.
Mesmo em um dos grupos mais difíceis da Série D, a Serpente Aurinegra soma 193 pontos no cálculo do ranking, apenas dois pontos atrás do vice-líder, sendo que o líder tem 203 e o último colocado 163.
A classificação feita com base nos números de cada partida mostra que, mesmo sendo o vice-líder do grupo 8, com 17 pontos, o Cascavel é um dos 4 times que melhor tem tido desempenho em campo.
O resultado também reforça o que os jogadores e o treinador da Serpente Aurinegra tem falado sobre o equilíbrio do grupo e como os jogos serão difíceis até o fim da competição.
No sábado (18), a Serpente terá pela frente mais uma batalha diante do Caxias, terceiro colocado no grupo e quinto no índice geral, no Rio Grande do Sul. O jogo é válido pela 10ª rodada e será às 15 horas no estádio Centenário.