O aumento do preço da gasolina na Argentina, já alterou os valores nos postos de Puerto Iguazú, no último domingo. O aumento se deve à escassez de combustível que atinge várias províncias do país.
Desde fevereiro, os preços dos combustíveis na província de Misiones tiveram preços diferenciados para estrangeiros, ficando mais caro.
O combustível Ultra Diesel passou de 129 pesos para 134,5, 4,26% mais caro. Enquanto isso, o produto Infinia Diesel passou de 170,60 para 178,4 pesos por litro, 4,57% a mais.
Aumento de combustíveis em Puerto Iguazú, com limite de litros por veículos e preços diferenciados para estrangeiros, fez com que os moradores dos países vizinhos – Brasil e Paraguai – deixassem de abastecer na cidade.
A falta do produto a nível nacional colocou a cidade em alerta, que decidiu investir na compra de tanques para armazenar combustível e assim poder continuar a prestar o serviço de recolha de resíduos, entre outros, a utilização de cerca de 2.250 litros de diesel por dia. Cada tanque tem uma capacidade de 3.000 litros.
Sobre a falta de combustíveis, os motoristas informaram não terem sido prejudicados. “Se não há em um posto, há em outro. Já nos acostumamos à percorrer os postos. Mas já faz tempo que não registramos longas filas de 1 horas de espera. Acredito que não convém aos brasileiros e paraguaios”, disse, um motoristas ao jornal El Territorio.