A Viação Santa Clara (VISAC) aderiu à campanha Junho Vermelho. Em parceria com o Hemonúcleo de Foz do Iguaçu, o objetivo é mobilizar e sensibilizar os passageiros que utilizam o transporte público de Foz do Iguaçu sobre a importância da doação de sangue.
Para contribuir com a campanha, durante todo o mês de junho, os ônibus contarão com cartazes informativos sobre como doar e um QRCode para que o passageiro possa agendar sua doação no mesmo instante.
Segundo o gerente do Hemonúcleo, Félix Laber, estas campanhas são muito importantes porque nos meses mais frios, os estoques de hemocomponentes tendem a cair, pois durante o inverno os voluntários demonstram menor adesão à doação, além de outros fatores comuns neste período, como retorno de cirurgias eletivas, aumento nos casos de dengue e doenças respiratórias.
“Quando o clima fica mais ameno é comum os doadores diminuírem. Então precisamos que outras pessoas aptas a doarem, compareçam ao Hemonúcleo e façam sua doação”, acrescentou Laber, que faz a propaganda: “É uma atitude em dias gelados, mas que deixa o coração quentinho”.
Laber acrescenta que as plaquetas, por exemplo, só podem ser utilizadas por cinco dias após a coleta do sangue. E para ajudar a manter o estoque, é necessário que as pessoas adotem o hábito da doação e procurem o Hemonúcleo regularmente.
Dia Mundial
Junho foi escolhido para conscientizar e incentivar a população sobre a importância de ser um doador, justamente pelos períodos de alta na necessidade de sangue, baixa doação e também porque 14 de junho é o dia Mundial do Doador de Sangue. O gerente do Hemonúcleo afirma que a doação é rápida, segura e uma única doação é capaz de salvar até quatro vidas.
Para doar
Quem puder doar, deve entrar em contato com o Hemonúcleo para realizar o agendamento. O telefone é (45) 3576-8020, ou e-mail doesangue@hmcc.com.br. Há ainda o site: www.saude.pr.gov.br/doacao. O endereço é Avenida Gramado, 364 – Itaipu A.
Assessoria